História Mística do Brasil

Pedro Silva

ISBN - 978-85-88208-87-2

104 págs. — R$ 22,00

História Mística do Brasil procura despertar o interesse pelo passado histórico e, principalmente, místico do Brasil. O texto de Pedro Silva ultrapassa a época do descobrimento e vai investigar questões socioculturais anteriores ao século XVI, visita o passado português, os Cavaleiros Templários, a Ordem de Cristo, e evidencia a importância destes componentes no processo que trouxe a expedição de Cabral à Ilha de Vera Cruz, numa dimensão temporal que nos permite perceber a seqüência lógica que resultou na criação de um país tão rico, culturalmente, como o Brasil atual.

Brasil e Portugal são indissociáveis. Há múltiplos fatores para essa união, a começar por diversas passagens de uma história comum, passando, obviamente, pelo constante fluxo migratório — que, ao longo dos anos tem acontecido nos dois sentidos — e terminando na crucial questão lingüística, dinamizadora de diálogo, comércio e transmissão de conhecimento. A presente obra é uma contribuição para que essa importante ponte cultural continue a ser construída entre a nação lusitana e o país brasileiro, além de apresentar uma visão dissidente daquela tradicionalmente proposta nos bancos escolares.

História Mística do Brasil procura manifestar um lado desconhecido da história do Brasil, não é, obviamente, apenas a representação de uma visão histórica da religião no território brasileiro, nem tampouco da idéia profana ou mítica, é, basicamente, tudo isso e vai além, pois reúne aspectos sociais, culturais e políticos.