Diálogo no Inferno 

Diálogo entre Maquiavel e Montesquieu no inferno

A política de Maquiavel no século XIX, por um contemporâneo

Logo se veria uma calma horrível, 

durante a qual tudo se reuniria contra a poderosa violadora das leis.

Quando Silas quis dar a liberdade a Roma, ela já não quis recebê-la.

 

Montesquieu, O espírito das leis

Este livro aponta alguns traços que podem ser aplicados a todos os governos, mas tem um objetivo mais preciso: ele personifica em especial certo sistema político que não variou um único dia em suas aplicações, desde a data nefasta e já bastante distante de sua entronização.

Não se trata aqui de um libelo ou de um panfleto; o sentido dos povos modernos é por demais polido para aceitar as verdades violentas sobre a política contemporânea. Por outro lado, a duração sobrenatural de certos sucessos é feita para corromper a própria honestidade, mas a consciência pública ainda está viva e qualquer dia o céu terminará se misturando com a parte que se atira contra ele. Melhor julgamos certos fatos e certos princípios quando os vemos de fora do quadro em que habitualmente se movimentam sob nossos olhos… a mudança do ponto de vista às vezes aterroriza o olhar!

Tudo aqui se apresenta sob uma forma de ficção, seria supérfluo dar sua chave por antecipação. Se este livro tem algum alcance, se encerra algum ensinamento, é preciso que o leitor o compreenda, não que o comentemos para ele. A esta leitura, aliás, não faltarão boas distrações, mas é preciso ir devagar, como convém a textos mais profundos.

Não perguntaremos que mão traçou essas páginas: uma obra como esta tem um quê de impessoal.  Ela responde a um apelo da consciência, todo o mundo a concebeu, ela foi realizada, e o autor se apaga, pois ele é apenas o redator de um pensamento que vai no sentido geral, não passa de cúmplice mais ou menos obscuro da coalizão do bem.

No prelo

 

VOLTAR

Amigo Professor. Com o objetivo de mantê-lo informado sobre nossos novos lançamentos e para que possamos enviar catálogos, convites para eventos e treinamentos, bem como participar nossas promoções, solicitamos que faça ou atualize seu cadastro.