INDISCIPLINA

Falta de limites, violência e fracasso escolar:  compreender e educar

Arlei Ferreira Passos

ISBN 978-85-7928-007-8 – 128 págs. – R$ 29,00

O atual cenário brasileiro do sistema escolar aponta um quadro de precarização, em que se visualiza a deterioração das condições de trabalho de professores e professoras. Tomando a escola como palco dos atravessamentos do mundo do trabalho e lançando um olhar cuidadoso sobre a desvalorização do magistério, evidencia-se a manifestação de formas de sofrimento nocivas à saúde como estresse, rouquidão, irritabilidade e o tédio, fruto da exclusão dos profissionais da organização das regras de seu ofício e da perda do sentido das práticas. Parece-nos haver uma teia de enigmas demandando ser desvendada.
Como entender o paradoxo da dor e da delícia de ser (tornar-se) professor?
Procurando identificar não apenas aquilo que no trabalho provoca mal-estar (e até mesmo o que adoece) o professor, mas, também, como estes lidam com as dificuldades e o sofrimento, indisciplina, falta de limites, violência e o fracasso escolar assim como as possibilidades estruturantes que se  descortinam nesse embate. O sentido do trabalho de ensinar e a necessidade de garantir a sua sobrevivência podem ajudar a entender a opção e a permanência de grande parte destes profissionais na educação, bem como suas vivências de prazer e sofrimento.
 

Arlei Ferreira Passos é formado em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Formado em filosofia, é especialista em psicologia escolar e atualizado em terapia comportamental, ambos pela Universidade de São Paulo (USP). Fez inúmeros cursos de extensão em fenomenologia e existencialismo pela Casa do Saber. É docente em curso superior, conduz treinamentos, assessora escolas na área de Fracasso Escolar, Indisciplina e profere palestras empresariais nas áreas organizacionais de qualidade de vida.

VOLTAR

Amigo Professor. Com o objetivo de mantê-lo informado sobre nossos novos lançamentos e para que possamos enviar catálogos, convites para eventos e treinamentos, bem como participar nossas promoções, solicitamos que faça ou atualize seu cadastro.